sexta-feira, 28 de março de 2014

Transforme cascas de laranja em velas


Transformar a casca da laranja em vela é um experimento científico, mas também é uma opção de artesanato sustentável. A sugestão que o CicloVivo traz foi ensinada inicialmente no site Manual do Mundo e é muito simples de ser colocada em prática.

Material necessário:

- Laranja

- Óleo de cozinha

- Faca

- Tesoura

- Isqueiro

Como fazer:

O primeiro passo é cortar a laranja, que será a fôrma para a vela. A indicação é que ela seja cortada ao meio. No entanto, o corte pode variar de acordo com o tamanho escolhido para a vela.

Depois disso é necessário retirar a polpa. Use uma tesoura para fazer os cortes ao redor do miolo branco central e nas laterais, entre a casca e a polpa. Feito isso será muito mais fácil retirar toda a polpa com o dedo mesmo. Tenha cuidado para que o miolo permaneça intacto, pois ele servirá como pavio.

A segunda etapa consiste em deixar a laranja secando. O ideal é deixá-la exposta ao sol por dois dias, para que seque bem, pois a umidade impedirá que ela funcione da maneira adequada.

Para finalizar a vela é necessário encher a laranja com óleo, deixando apenas três centímetros de “pavio”. Depois que o óleo subir, em consequência do efeito chamado de capilaridade, você pode acender a vela. Com este combustível elas podem permanecer iluminadas por até seis horas, mas pode ser acrescentado mais óleo para estender este tempo. É um pouco difícil acender o miolo, por isso tenha cuidado ao manusear o isqueiro.

Veja o passo a passo no vídeo do Manual do Mundo:


Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.