quarta-feira, 19 de março de 2014

Reformando seu móvel de madeira


Móveis antigos podem ser adquiridos a um baixo preço em qualquer depósito de coisas antigas ou até mesmo num ferro velho.

Infelizmente o aspecto e o estado em que estão nem sempre são agradáveis.
Nossa dica de hoje é muito simples!
Primeiramente faça uma reforma geral no móvel, reforçando os parafusos e consertando pequenas deformidades usando a massa própria para madeira que você encontra em casas de material para construção. Depois é só pintar com tinta óleo na cor de sua preferência.


Agora o passo a passo:



Método 1 de 2: Preparando o móvel


1 Prepare a área onde você vai trabalhar. Coloque panos no chão, e abra todas as janelas e portas para permitir uma boa ventilação. Posicione o item que será pintado sobre os panos. Coloque uma máscara facial e, eventualmente, luvas, antes de iniciar o trabalho.
Anúncio


2 Remova todos os acessórios possíveis da peça de mobiliário. Talvez você esteja reformando uma cômoda, ou um pequeno armário e, nesse caso, você deve remover todos os acessórios anexados ao móvel antes de pintá-lo. Isto serve para duas coisas:
Garante que os acessórios não fiquem borrados de tinta, e que toda a peça fique devidamente coberta com tinta.


3Use massa de madeira para corrigir possíveis buracos, amassados ou superfícies lascadas. Aplique a maior parte da massa de madeira sobre as partes danificadas, e não sobre as partes intactas; eventuais excessos de massa poderão ser mais tarde, lixados. Use uma espátula para raspar o excesso e deixe a madeira secar.
Se você for substituir qualquer acessório, preencha os buracos antigos, onde o acessório anterior estava anexado. Aplique a massa de madeira com uma espátula e deixe secar.


4Lixe a superfície do móvel. Isso pode ser feito usando um bloco de lixa, ou uma lixadeira elétrica para peças maiores. O objetivo é remover qualquer verniz ou laca protetora que se encontra na superfície da madeira, facilitando a adesão da camada de primer.
Preste muita atenção a qualquer moldura ou outros recortes na madeira, certificando-se de lixar essas partes à mão e o melhor possível.
Preste atenção especial às áreas onde a massa de madeira foi aplicada. Lixe bem essas áreas para que elas fiquem uniformes com o resto da superfície.


5Remova qualquer resíduo deixado após ter lixado a superfície do móvel.Limpar gentilmente com uma flanela limpa ajudará a remover os resíduos de pó. Se necessário, utilize um detergente suave e seque com um pano.

Método 2 de 2: Usando o primer e pintando


1Aplique uma camada de primer para obter um visual uniforme. Com um pincel e um rolo, aplique suavemente uma camada uniforme do primer sobre a superfície da madeira. Use um pincel fino nos cantos, bordas, e nas áreas mais difíceis de alcançar; use um rolo sobre as áreas maiores, e nas áreas que não tenham contornos. Espere o primer secar antes de começar a pintar.
Você realmente precisa usar um primer? Se você quiser uma aderência uniforme da camada de tinta à madeira, e quiser que a pintura dure um bom tempo, você deve usar um primer antes de pintar. Não se preocupe em obter uma cobertura uniforme com o primer, porém, certifique-se de que ele cubra a área onde a tinta será aplicada.
Se você deseja ter o seu móvel com um visual mais “desgastado” e “usado”, você pode querer pular o primer. No entanto, tenha em mente que a tinta pode, eventualmente, lascar se você não usá-lo antes da pintura.
Para uma proteção adicional, aplique uma camada mais espessa de primer nas áreas do móvel que são usadas com mais frequência. Se você está pintando uma mesa ou uma escrivaninha, você pode querer aplicar várias camadas - ou uma camada espessa - para dar maior proteção e brilho às superfícies mais usadas.


2Lixe a superfície após o primer ter secado. Trabalhe todas as áreas da superfície com uma lixa fina. Isso ajudará a aumentar a aderência da tinta aderir ao primer. Certifique-se, no entanto, de limpar qualquer resíduo de pó ou com uma flanela antes de começar a pintar.


3Comece a pintar, primeiro com um rolo, e depois, com um pincel. Pinte todas as superfícies planas com um rolo de espuma, se possível. Em seguida, com movimentos uniformes, aplique outra camada de tinta com um pincel, com especial atenção para os locais onde o rolo não foi capaz de alcançar - como bordas e cantos. Deixe secar, e verifique se há áreas que não foram cobertas de tinta.
Considere usar um aditivo de pintura para facilitar o seu trabalho. Um aditivo como Floetrol para tintas látex e Penetrol para tintas a óleo, irão retardar a secagem da tinta, permitindo-lhe obter uma pintura sem marcas de rolo ou pincel (secagem muito rápida pode deixar a pintura irregular ou com marcas). Esses aditivos, embora adicionado à tinta, não alteram a cor.
Use um pincel de boa qualidade. Pinceis de baixa qualidade irão dar resultados inferiores, com cerdas soltar e presas na tinta, ou uma cobertura não uniforme. Um bom pincel é um pouco mais caro, mas com o cuidado adequado, ele deve durar vários anos.


4Aplique uma segunda demão de tinta, se necessário. A maioria dos pintores acha que uma camada de primer e de tinta não são o suficiente para dar um aspecto profissional às peças de madeira. Deixe a primeira camada de tinta secar (durante a noite é a melhor, mas, pelo menos, 6 horas) e, em seguida, aplique a segunda camada da mesma tinta, utilizando os métodos descritos acima.


5Aplique uma camada de selante (opcional). Após a tinta ter secado, aplique um verniz ou selante para proteger a pintura de cortes e arranhões. Isso também irá adicionar um leve brilho à peça, um recurso que funciona bem em muitos esquemas de decoração. Certifique-se de que o selante esteja seco antes de mover a peça para o local da casa onde ela será usada.
Anúncio

Dicas

Dependendo do tamanho do móvel, pode ser possível utilizar uma tinta acrílica spray para criar a aparência desejada. Neste caso, não há, geralmente, necessidade de aplicar um selante após a pintura, pois o acrílico irá proporcionar uma proteção adequada.
Um truque que vai ajudar a minimizar o número de demãos necessárias é adicionar um pouco da tinta no primer. Isto torna possível criar uma barreira mais espessa entre a tinta e a madeira, e reduzir as possibilidades da cor original do grão de madeira passar através de uma única camada de tinta.

Materiais Necessários

Panos para proteger o piso
Lixa
Máscara
Pano limpo
Pinceis/rolos
Primer
Tinta
Selante ou verniz transparente

Agora é mãos à obra!

Fonte: pt.wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.