domingo, 16 de março de 2014

Bicicleta elétrica é movida a energia solar


Embora as bicicletas elétricas sejam definitivamente mais sustentáveis do que os carros, algumas pessoas apontam que ainda sim ela utiliza eletricidade para carregar suas baterias, o que cria certo impacto ambiental, dependendo das fontes de energia proveniente.

Pensando nisso, a empresa NTS Works, sediada em Santa Cruz, Califórnia, criou a NTS SunCycle, uma bicicleta de transporte de carga com um sistema de pedal elétrico. Lançada no início do mês, a bike apresenta um painel fotovoltaico integrado que é supostamente capaz de carregar totalmente a bateria da bicicleta em um período de oito horas.

Foto: NTS Works

O painel de 60 Watts está localizado na tampa do baú frontal, e acrescenta cerca de um quilo ao peso da bicicleta. O modelo possui células solares de alta eficiência.

É provável que muitos ciclistas não consigam deixar suas bikes regularmente expostas ao sol por oito horas, porém, também não é necessário que a bateria esteja totalmente carregada em todas as viagens. Mas, caso seja preciso uma carga mais rápida, a bateria também pode ser carregada por uma tomada elétrica regular.

Foto: NTS Works

O modelo tem um motor de 250 watts em sua roda dianteira. Isto significa que quando o piloto está pedalando e escolhe acionar a assistência elétrica, a bicicleta tem duas rodas motrizes. Um display instalado no guidão permite a escolha da quantidade de assistência prestada. A bateria de íon de lítio fornece uma carga média de 40 km por viagem.

O baú frontal com fechadura pode transportar até 45 kg e o peso da bicicleta (sem o baú) é de 31 kg.

A NTS SunCycle deve ser comercializada a partir de maio e já está disponível para pré-venda. O preço é de 3.900,00 dólares e pode ser vista em ação nos vídeos abaixo.

Fonte: CicloVivo   Por: Mayra Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.