segunda-feira, 24 de março de 2014

Saiba como fazer adubo orgânico líquido


O CicloVivo frequentemente dá diversas dicas para fazer hortas caseiras. Muitos leitores se deparam com a dúvida de como fazer os fertilizantes para as plantas. Por conta disso, explicamos como preparar um eficiente adubo orgânico líquido.

Este tipo de fertilizante é totalmente sustentável, não degrada a natureza e ajuda no fortalecimento e o cultivo de plantas e hortaliças. O melhor é que ele pode ser feito em casa com a receita caseira a seguir.

Serão necessários os seguintes materiais:

- Esterco, palha ou folharada

- Garrafão plástico de 20 litros

- Restos de verduras e cascas de frutas

- Papel toalha

- Restos de comidas, vísceras de frango ou peixe

- Prego ou faca

- Tampa de garrafa plástica

- Plástico grosso e flexível 20x20 cm

- Mangueira para soro

- Garrafa plástica descartável com tampa (refrigerante, água mineral ou suco)

- Água

O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas.

Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos. Para completar a metade do volume total do objeto, coloque papel toalha, restos de comida, vísceras de frango ou peixe.

Complete a outra metade com água, de preferência recolha da chuva para aproveitar em seu fertilizante. Deixe apenas dois ou três centímetros (além do gargalo) do garrafão vazios.

Fure a base do garrafão com uma faca ou prego. Se for utilizar a faca, basta esquentar sua ponta. Para ter uma ideia do tamanho do orifício, ele deve ser suficiente para passar a mangueira de soro.

Da mesma forma, perfure uma tampa de outra garrafa plástica descartável. Sobre a boca do garrafão coloque um pedaço de plástico flexível, mas resistente, e prenda com a tampa. Com isso, a fermentação da matéria orgânica produzirá gás metano e é importante que a tampa suporte a pressão.

Insira uma das pontas da mangueira no orifício do garrafão e a outra no da garrafa pequena e sem tampa. Isso funcionará como escape do gás metano que será produzido.

Deixe o garrafão em canto do jardim e lembre-se de agitá-lo ao menos uma vez por semana. Dependendo do clima, passado dois ou três meses a matéria orgânica terá se transformado em um líquido escuro e sem cheiro.

Coloque um litro da substância em dez litros de água e está pronto o adubo orgânico. Agora basta aplicar o líquido nas plantas. 

Fonte:  CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.