sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Parque em SP oferece curso de horta caseira e compostagem


No próximo domingo (7), a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), em São Paulo, vai oferecer um curso para quem quer começar a dar os primeiros passos para o desenvolvimento de uma horta em casa e a realização da compostagem – técnica para decompor materiais orgânicos.

Ao longo do dia, o curso vai ensinar a realizar agricultura orgânica e agricultura urbana. Também será abordado o conceito da Trofobiose, uma teoria pela qual se explica o porquê de uma planta com poucos nutrientes ser mais suscetível a pragas e patógenos.

Ainda serão passadas noções de fisiologia das plantas na absorção de nutrientes e luz, como plantio, adubação, cobertura morta, pragas e doenças, colheita. Mas, como fazer tudo isso em pequenos espaços? Esse será outro ponto da conversa, que falará sobre as hortas em canteiros, vasos com ervas condimentares e medicinais.

Outro assunto interessante que os iniciantes vão aprender é sobre as “plantas companheiras”, que trata-se daquelas que podem ser plantadas no mesmo espaço, pois se ajudam e se complementam mutuamente, seja na ocupação do espaço, utilização da água, luz e nutrientes, como também nas interações químicas.

Por fim, o curso abordará o processo biológico, chamado de compostagem, em que microrganismos são transformados em materiais orgânicos que podem ser utilizados na agricultura. Essa técnica é importante para fortalecer a horta e ainda reduzir o lixo orgânico produzido em casa.

O curso será ministrado pelo consultor e agrônomo Marcelo Noronha, no dia 7 de dezembro, das 9h às 14h, no Parque da Água Branca. Para os associados da AAO, a oficina custará R$ 65,00, já para os não associados R$ 80,00.

Para se inscrever, basta preencher este formulário com o nome do curso “Horta Caseira e Compostagem” ou, se preferir, ligar para o atendimento: (11)3875-2625. As informações necessárias para fazer o depósito aparecerão logo após o envio da inscrição deste formulário.

Erramos: Ao contrário do que foi mencionado anteriormente, o valor do curso com desconto refere-se aos associados da AAO – não do parque. A matéria foi atualizada em 04/12/2014 às 10h. 

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.