terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Estudantes espanhóis criam sistema de refrigeração que não usa eletricidade


Estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha desenvolveram um sistema que promete reduzir o uso de ar-condicionado em edifícios. Apelidado de Hydroceramic, o sistema se baseia em relações físicas para funcionar e não necessita de eletricidade.

A lógica por trás dessa ideia é quase a mesma do organismo humano ao transpirar. O suor ajuda a regular a temperatura do corpo da mesma forma como o Hydroceramic pode reduzir o calor dentro de uma construção.

O sistema é formado por duas partes. A primeira delas é a camada porosa de proteção, feita em cerâmica, alumínio, acrílico ou argila, sendo esta a mais eficiente testada. Ela também serve como molde para a instalação de esferas de hidrogel, o segredo para o arrefecimento.

As bolinhas são feitas de um polímero que expande e retem água, assim, quando a temperatura externa está alta, o líquido evapora e é absorvido pela cerâmica. Quando está frio, as “bolhas” voltam a se compactar. De acordo com a apresentação dos estudantes, esse sistema é capaz de reduzir a temperatura interna em até 6ºC.

Foto: Divulgação

Esta é mais uma solução econômica para construções alternativas. Os criadores ainda estão desenvolvendo materiais que poderiam aumentar a eficiência ao mesmo tempo em que reduz custos. Mas, os testes já demonstram capacidade para diminuir em até 28% os gastos com eletricidade para refrigeração.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do sistema:
 

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.