terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aprenda a fazer um violão de papelão


As crianças ficam encantadas quando veem os adultos tocando um instrumento musical e, lógico, querem imitá-los. O melhor da fase infantil é que a criatividade não tem limites – assim surgem guitarras imaginárias, microfones improvisados e cantorias no chuveiro. Para ajudar os pequenos, o CicloVivo ensina hoje uma maneira dos pais criarem um violão exclusivo reutilizando papelão. 


O primeiro passo é selecionar os materiais necessários:

- 3 moldes de um violão pequeno.

- 2 moldes apenas do corpo de um violão pequeno.

- Papelão velho, porém resistente.

- Cola quente

- Tocos de lápis

- Estilete

- Furadeira

- Elástico de borracha

Como fazer:

Se você não tiver o instrumento para fazer o molde, copie e cole o desenho abaixo em um documento, reduza as margens para zero e imprima em 100%. Em seguida, procure em sua casa um papelão que não tenha utilidade. O ideal é que ele seja mais duro, com mais qualidade, sem dobras ou pregas. Se não tiver em casa, pergunte aos vizinhos ou no mercado mais próximo. 

Faça dois moldes do corpo e três moldes de violão com corpo, braço e um furo no centro. Veja na imagem abaixo: 

Com uma pistola de cola quente, una duas peças completas de violão. 


Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade. Abaixo do círculo no centro, desenhe uma linha reta e quatro pontos. Com o estilete, faça uma abertura rasa nessa linha e cole o pedaço de lápis. Use a furadeira para fazer os furos nos pontos já traçados. 


Agora é a vez de cuidar da parte superior. Pegue o pedaço de lápis menor para colar no braço do violão. Siga o mesmo procedimento: trace a linha e os pontos e use estilete e furadeira para definir os cortes.


Use as tiras de elástico para fazer as cordas. Prenda quatro tiras em um clipe e passe-as através dos furos, deixando os dois clipes nas extremidades e escondidos na parte de trás, Use a cola quente para colar o clipe no papelão, mas tenha cuidado para não passar cola na tira de borracha.

Passe cola quente em toda essa parte traseira do violão e cole mais uma peça completa de violão de papelão.


Em seguida, cole as duas peças do corpo de violão para dar mais resistência e durabilidade. Pressione todas as camadas para que fiquem bem firmes. 


Se necessário, apare as arestas com o estilete e está pronto o instrumento que vai animar o seu filho. 

O melhor desse violão, é que diferente dos pequenos eletrônicos encontrados nas lojas de brinquedos, ele não faz barulho. 


O passo a passo é do blog Make It e Love It.

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe