segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Veja como plantar maçã a partir das sementes e os benefícios da fruta

 Fruta é cultivada em grande escala em diversos países, incluindo Estados Unidos, 
China, Turquia, Itália e Chile. Foto: Envato

A maçã é uma fruta muito popular em todo o mundo e consumida  por diversas pessoas devido ao seu sabor doce e suculento.

Veja como plantar maçã

Recomendado é optar para maçãs maduras e saudáveis que sejam de variedades 
que crescem bem na sua área. Foto: Divulgação Agro2

Para você que adora cultivar diversas plantas em casa, este é o conteúdo que irá te ensinar como é possível plantar maçã em casa utilizando sementes.

Em primeiro lugar é preciso colher bons frutos para obter sementes saudáveis, sendo assim, o recomendado é optar para maçãs maduras e saudáveis que sejam de variedades que crescem bem na sua área.

Após escolher a maçã, corte a maçã e remova as sementes. Leve as sementes em água corrente e coloque-as em um prato raso e cubra com água. Deixe que as sementes de molho por cerca de 8 a 10 horas, esse processo ajudará amolecer a casca externa das sementes e no processo de germinação.


Plante as sementes enchendo um vaso com solo para plantio com até cerca de 2/3 da sua capacidade. Logo após, pegue as sementes de maçãs encharcadas e coloque-as em cima do solo, com aproximadamente 1cm de espaço entre cada semente.

Por fim, cubra as sementes com uma camada fina de solo e o mantenha úmido, mas não encharcado. Coloque o vaso em um local quente e ensolarado, mas não diretamente sob o sol. A irrigação da plantação deve ser realizada com cuidado para não encharcar o solo.

Veja os benefícios da maçã

Fruta auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue. Foto: Divulgação

As maçãs contém nutrientes como açucares, fibras, gorduras e proteínas. O consumo da fruta pode prevenir diversas doenças crônicas, diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

Por ser rica em pectina, um tipo de fibra que diminuiu a absorção de gorduras, a fruta auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, ainda possui flavonoides e carotenoides, compostos bioativos como ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, auxiliando no equilíbrio nos níveis de colesterol.

Confira mais benefícios de consumir a fruta:

  • Facilita o emagrecimento
  • Combate a prisão de ventre
  • Equilibra a pressão arterial
  • Auxilia no tratamento de gastrite
  • Ajuda a evitar cáries
  • Retarda o envelhecimento precoce
  • Combate a ansiedade
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne a asma e rinite
Fonte: Agro2






sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Banheiro seco usa cogumelos para compostagem

Protótipo em universidade aproveita raízes de fungos para eliminar odor e transformar dejetos em biofertilizante, sem usar água.
Primeira versão do banheiro seco está sendo testado na University of British Columbia. Foto: Ben Nelms | CBC
Encontrar um banheiro quando estamos precisando é um alívio. Se o banheiro for o protótipo instalado na University of British Columbia, a experiência pode trazer alívio e aprendizado. Usando as propriedades dos cogumelos, cientistas construíram um banheiro seco que absorve odores e, com a compostagem, pode gerar mais de 2 mil litros de biofertilizante orgânico por ano.

O MycoToilet foi desenvolvido por Steven Hallam, professor de microbiologia na UBC, e Joseph Dahmen, líder do projeto e professor associado na Escola de Arquitetura da universidade.

Resíduos sólidos e líquidos são separados e cada um é processado de maneiras diferentes usando micélios, a rede de raízes subterrâneas dos fungos.
Banheiro modular tem baixa manutenção e é acessível para cadeiras de rodas. Foto: Ben Nelms | CBC

O banheiro localizado na universidade é um protótipo e o objetivo dos idealizadores é repensar um espaço e um sistema que muitas poucas pessoas questionam, mas que podem ser mais sustentáveis: os banheiros e vasos sanitários.

Com o projeto, a ideia é apresentar a proposta para os alunos e alunas do campus. Segundo Dahmen, muitos estudantes não sabiam o que acontecia com o que deixam no banheiro depois de apertar a descarga.

“Queríamos transformar uma rotina diária que todos conhecemos em uma experiência agradável que nos lembrasse de nossa conexão com os ciclos ecológicos”, explica o professor.

Joseph Dahmen, líder do projeto e professor associado da Escola de Arquitetura da UBC. Foto: Ben Nelms | CBC

O vaso sanitário sem água separa os dejetos humanos líquidos dos sólidos, com os sólidos indo para um compartimento revestido de micélio, onde testes de laboratório indicam que 90% dos compostos causadores de odores são eliminados. As fezes são então convertidas, de forma lenta e segura, em um enriquecedor de solos e a urina se transforma em fertilizante líquido.

Nos sistemas convencionais, urina e fezes passam por processos de higienização que obedecem a limites regulatórios, antes de serem despejados no mar ou nos rios na forma de “efluente”. “Há muito material útil nesses efluentes e podemos recuperá-lo. Então, estaremos agregando valor e criando um modelo mais circular para a economia e nossas vidas”, diz Hallam.

Várias espécies de fungo são testadas no protótipo de banheiro seco. Foto: Ben Nelms | CBC

Durante 6 meses, os dois cientistas vão avaliar o desempenho das várias espécies de fungos que usaram nos compartimentos para ver qual delas é a melhor opção no processo de compostagem e redução de odores.

Steven Hallam explica que as raízes das árvores têm certos fungos que ajudam as árvores a absorver nutrientes e protegê-las de patógenos. E são estas propriedades que interessam ao sistema de tratamento natural usado no banheiro construído com paredes de madeira.

Steven Hallam e Joseph Dahmen, idealizadores do banheiro seco. Foto: Ben Nelms | CBC

Para Dahmen esse banheiro pode ser adotado em grande escala por países que precisam de soluções rápidas e simples para o saneamento básico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo tem hoje cerca de 3,4 bilhões de pessoas sem acesso ao saneamento seguro.

“Apesar do progresso na última década, bilhões de pessoas ao redor do mundo ainda não têm acesso a serviços essenciais de água, saneamento e higiene, o que as coloca em risco de doenças e exclusão social mais profunda”, afirmou a OMS em um comunicado.

Fonte: Ciclovivo













quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Lixo eletrônico: 10 Unidades do Sesc RJ passam a ser ponto de entrega de eletroeletrônicos

 O incentivo ao descarte correto do lixo eletrônico é mais uma iniciativa sustentável do Sesc RJ, alinhada ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Reforçando o compromisso do Sesc RJ com o desenvolvimento sustentável, firmamos um Termo de Cooperação com a Green Eletron, que é uma entidade gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos. Com isso, a partir de julho, 10 unidades do Sesc RJ se tornaram pontos de referência na destinação adequada destes resíduos para a população do entorno.

A iniciativa está alinhada ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Anualmente, milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente no mundo. Só no Brasil, estima-se que seja gerado mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo que menos de 3% é reciclado.

Confira abaixo quais Unidades receberão o lixo eletrônico!

A previsão é que ainda em 2022, mais unidades recebam coletores neste mesmo formato.

Clique aqui para saber quais materiais podem ser descartados!

Fonte: Sescrio