segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Como deixar a casa mais aconchegante no frio

Com dicas simples, é possível transformar o lar em refúgio durante as temperaturas mais baixas.
Não é necessário lidar com obras ou gastar muito para transformar seu lar em uma casa aconchegante. 
Foto: Marianela O.M | Unsplash
O frio divide opiniões. Há os apaixonados, que já preparam as roupas e a casa para os dias mais gelados, e os que detestam e não veem a hora da chegada do calor. Mas a verdade é que todos precisam se adaptar para alguns meses de temperaturas mais amenas. Transformar o lar em uma casa aconchegante é a melhor opção.

Independentemente da preferência, não é necessário lidar com obras ou gastar grandes quantias para essa transformação. É o que mostram a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress, Raphael Capuzi, Gerente de Produto da Homedock, e-commerce de móveis e decoração para a casa e Livia Chervezan, coordenadora da categoria de decoração e organização da casa da Telhanorte. Os especialistas trazem dicas simples que podem ser executadas rapidamente para deixar a casa aconchegante.

Não é necessário sofrer com o frio, esperando a chegada da nova estação. Basta algumas pequenas mudanças e o clima dentro de casa já fica outro, muito mais quentinho e agradável”, garante Renata.
Foto: Svitlana | Unsplash

Confira dicas práticas para deixar a casa mais quentinha:

Tapetes e mais tapetes

Uma das piores sensações do inverno é sair debaixo das cobertas e colocar o pé quentinho no chão gelado, principalmente para aqueles que não são adeptos de utilizar chinelo dentro de casa. Sendo assim, use tapetes macios, confortáveis ao toque, antiderrapantes ou que podem ser fixados no chão com fita adesiva, para evitar possíveis escorregões.
Foto: Brina Blum | Unsplash

Os tapetes ajudam a isolar o frio, especialmente em casas com pisos frios como porcelanato e cerâmica, que acumulam e propagam baixas temperaturas. Além disso, os tapetes criam uma atmosfera mais quente e convidativa, promovendo uma experiência sensorial que remete ao conforto.

“Dá para utilizar tapetes de diversas cores e tamanhos nos quartos, na sala e até nos banheiros. Os tons terrosos, como caramelo e grafite, se destacam por harmonizar com diferentes estilos de decoração, combinam com quase tudo e, além do conforto térmico, também agregam textura e estilo à decoração”, explica Capuzi.
Cortinas novas? Com certeza!

As cortinas são ótimas opções para os dias mais frios, isso porque elas impedem que o vento gelado passe para dentro de casa, formando uma verdadeira barreira protetora. Idealmente, opte por cortinas blackouts para reduzir a entrada de vento pelas frestas.
Foto: Unsplash
Mantas na sala

No sofá, mantas e almofadas com tecidos macios são essenciais. A manta deve estar sempre à mão para os momentos de descanso e ainda tem a função de valorizar o visual da sala.
Edredons saem do guarda-roupa

Para o quarto, as roupas de cama ganham nova função que é de aquecer e aconchegar. Os edredons dupla face são os queridinhos da vez por sua leveza e alto poder térmico e lençóis em percal reforçam o conforto e garantem noites mais tranquilas mesmo nos dias mais frios.

Ainda sobre o quarto, a cabeceira da cama tem um papel importante não apenas estético, mas também funcional durante o inverno. Modelos estofados ou revestidos com tecidos como linho ajudam a reduzir o contato direto com paredes frias, criando uma barreira térmica que contribui para o conforto durante o sono. “É muito importante observar a cabeceira da cama, pois ela aumenta a sensação de aconchego e proteção, tornando o ambiente mais acolhedor nos dias com baixas temperaturas”, garante Capuzi.

Iluminação aconchegante
Foto: Timothy Buck | Unsplash

As lâmpadas com cores quentes e fontes indiretas de luz são ótimas opções para deixar o ambiente confortável, como a sala de estar ou o quarto. Afinal, as luzes com tons amarelados em luminárias e arandelas ajudam a aquecer o espaço e proporcionam sensação de bem-estar.

Luminárias de mesa com lâmpadas quentes criam pontos de luz suaves que favorecem o relaxamento, enquanto as de chão são perfeitas para criar cantos de leitura acolhedores e ampliar a sensação de conforto nos ambientes, com luz suave e direcionada. O spot também pode ser usado para criar focos de luzes diferentes.
Cores quentes na decoração

Assim como as lâmpadas amarelas, cores mais quentes em objetos decorativos ampliam a sensação de aconchego. “A dica é optar por almofadas, mantas e cortinas em tons terrosos, como laranja, vermelho, cobre e caramelo”, conta Lívia.

Papéis de parede
Foto: iStock by GettyImages

O papel de parede é aliado para aquecer, pois pode barrar a chamada “friagem”. Se as paredes da casa forem muito finas ou não tiverem recebido as camadas de revestimento isolante necessárias, por exemplo, a sensação térmica tende a ser mais fria. Para isso, aplicar papel de parede no ambiente pode diminuir esse desconforto.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.