segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Faça você mesmo: luminária retrô a partir de cafeteira italiana

Aprenda o passo a passo para fazer uma linda luminária retrô a partir de uma cafeteira italiana

Você gosta de café? Então é provável que você tenha uma "cafeteira italiana" em casa. A empresa que inventou o modelo é a Bialetti, que desde o início dos anos 1950 fabricou mais de 200 milhões dessas simpáticas cafeteiras (saiba mais sobre os efeitos terapêuticos e os riscos da cafeína aqui).


Com a popularização das cafeteiras automáticas, muitas pessoas aposentaram suas cafeteiras italianas pela praticidade dos novos modelos. A antiga cafeteira não possui dezenas de opções como as atuais, mas certamente fornece uma boa xícara de café forte.


Se você deseja dar uma nova utilidade para essa belezinha, aprenda a seguir como realizar o upcycle de sua cafeteira para transformá-la em uma linda luminária de aparência retrô. O passo a passo é relativamente simples, e a única etapa mais complicada é a perfuração com a broca. Se você não tiver o aparelho, pode pedir em uma marcenaria do bairro para que alguém faça os furos pra você.


Materiais


• 1 cafeteira italiana;
• 1 régua;
• 1 parafuso longo com arruela e porca;
• 2 cm de tubo roscado com duas porcas;
• 1 suporte para lâmpada com cabo, interruptor e plugue de tomada normalmente são vendidos em um kit, mas você pode comprar separadamente);
• 1 marcador;
• 1 broca elétrica.


Procedimento

Para a luminária, você utilizará a base e o filtro. Na base, você marcará dez pontos para os lugares em que serão feitos os furos (oito para a passagem de luz, 1 para o cabo e 1 para o parafuso). Após a perfuração, passe o parafuso longo pelo centro da base de sua cafeteira e encaixe no tubo do filtro, prendendo bem com a porca. Passe o cabo pelo meio do tubo roscado e nele aparafuse o suporte da lâmpada. Encaixe o tubo no furo específico e fixe com a porca. Depois disso, é só encaixar a lâmpada e finalizar fixando o interruptor e o plugue no cabo.

Confira o passo a passo em vídeo a seguir (em espanhol):

Mas se você sentiu saudade de sua cafeteira e quer voltar a usá-la, confira no vídeo a seguir algumas dicas para preparar um delicioso café (só não tenha saudade depois de já ter feito os furos na base):

Fonte: Upcycle Dzine      Via: Ecycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe