quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprenda a fazer tinta usando ingredientes naturais


A pintura é uma atividade artística que agrada muito as crianças. Em especial, as mais novas. Entretanto, todos sabem que as tintas encontradas nas prateleiras das papelarias são compostos por ingredientes pouco confiáveis. Muitas vezes são utilizados químicos que tanto afetam a saúde dos pequenos quanto os rios, após serem descartados.
Uma alternativa para evitar o uso de tais tinturas é fazer a sua própria composição utilizando ingredientes caseiros, como ensina o site eHow. Separe os itens, chame as crianças e mãos à obra. Veja abaixo os materiais necessários.

- Frasco de vidro pequeno com tampa
- ½ xícara de frutas vermelhas
- Colher de pau ou de plástico
- ½ colher (chá) de vinagre
- ½ colher (chá) de sal
- Tigela média
- Geladeira
- Coador

Como fazer:

O primeiro passo é colocar ½ xícara de frutas em um coador sobre uma tigela. É importante que as frutas estejam frescas, o tipo de fruta é escolhida por quem irá fazê-la dependendo da cor que deseja preparar sua tinta.
Amasse as frutas no coador utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Em seguida, adicione o vinagre ao suco e misture. Junte o sal a esta composição – ele será responsável por impedir o mofo.
O último passo é despejar a tinta da fruta em um frasco limpo e mantê-lo bem fechado, quando não estiver em uso. Para preservar o líquido ao máximo, armazene a tinta natural na geladeira ou freezer.

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe