domingo, 15 de setembro de 2013

Confira dicas de como aproveitar bem o porão da casa

Uma sala de TV pode ser boa alternativa, mas antes é preciso tratar a umidade e usar produtos impermeabilizantes nas paredes.

O porão é, originalmente, um espaço abaixo do nível térreo da casa onde, geralmente, não há ventilação natural e que, muitas vezes, pode sofrer com a ação da umidade por estar aterrado no subsolo.
Porão pode ser usado como sala de TV (Fotos: Divulgação)

Mas nem por isso o espaço precisa ficar vazio ou destinado a guardar um monte de quinquilharias que você não tem coragem de jogar fora, mas não tem onde deixar dentro de casa.
O ambiente pode ser usado como sala de TV, de leitura, uma sala de estar ou um salão de jogos, por exemplo.
Segundo a arquiteta Adriana Victorelli, os usos do espaço podem ser diversos, desde que não exijam ventilação ou iluminação natural efetiva.
“Para uma sala de TV, por exemplo, bastará trabalhar com a pintura e o forro para redistribuir a iluminação, além de um sistema de som, mobiliário confortável e investir numa bela TV”, aconselha.
Questão da umidade e ventilação deve ser avaliada para não comprometer o conforto térmico

Na opinião da profissional, para utilizar esse espaço é importante, em um primeiro momento, tratar a questão de umidade e prever uma ventilação mecânica para preservar o conforto térmico-ambiental do lugar.
A arquiteta Laurimar Coelho faz algumas ressalvas. “Em geral, como os porões têm ventilação e luminosidade reduzidas, não são espaços adequados para receber dormitórios ou áreas de convivência, em especial para crianças ou idosos”, explica.
Espaço pode ser adaptado para se tornar uma sala de jogos

Para evitar a ação do mofo e da umidade, devem ser aplicados produtos impermeabilizantes nas paredes, bem como tintas especiais que evitam cheiro e mofo. “Cores claras são vitais para manter o ambiente mais sadio e, se possível, o projeto precisa prever uma iluminação artificial eficiente”, orienta.
Para Laurimar, uma boa dica é utilizá-los para montar uma adega de vinhos ou mesmo um depósito de ferramentas ou outros utensílios de manutenção doméstica.

Para evitar a ação do mofo e da umidade, devem ser aplicados produtos impermeabilizantes nas paredes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.