sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Técnica da folha de ouro

Essa reprodução foi copiada do Blog da Manuela Pires, porém eu já trabalhei com a Técnica Fiorentina antes, fazendo trabalhos em madeira. Primeiramente passe várias camadas de massa corrida diluida em água, até que fique de tal forma que você possa passar uma carretilha para fazer os desenhos. Logo, a camada terá que ficar grossa o suficiente para que marque um desenho desejado, depois aplique a folha de ouro com cola apropriada, (Sisa), e após ter a folha de ouro colada, passar uma mão de goma laca incolor para impermeabilizar e depois poder pintar. Pinte com tinta a óleo diluida em um pouco de selante de cobalto (serve para secar mais rapidamente). Após secar bem a tinta pode passar betume, para dar um efeito de envelhecimento, e limpe o excesso com um pano limpo. Após tudo feito, passar uma camada de verniz para impermeabilizar. O trabalho fica lindo. Mãos à Obra! Essa técnica fica linda em peças de madeira.
Exemplo de Arte Florentina
Foto: Elo7

A técnica do dourado é uma das mais antigas na decoração de madeira. Desde molduras a caixilhos de quadros existe uma grande tradição com várias peças artesanais de alta qualidade.
Podemos simplificar e tornar a qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos especiais utilizando o dourado com folha de ouro.
O segredo está na cola para folha de ouro também conhecida como mordente ou sisa e que após 10 minutos após a aplicação fica com a aderência necessária para aplicar a folha de ouro: nem demasiado pegajoso nem excessivamente seco.
A folha de ouro falso de efeito quase igual ao autêntico e de preço muito mais acessivel, vende-se em livros de lemâminas muito finas.
Podemos dizer que estamos na posse de todos os dados para dar uma aparência exuberante e luxuosa a uma qualquer vulgar peça.

Materiais necessários para esta técnica.

  • peça em gesso ou marfinite
  • tinta acrilica vermelho óxido
  • sisa (tipo cola para folha de ouro)
  • folha de ouro
  • betume
  • cera
  • pó talco
  • meia de vidro ou esfregão verde
  • verniz

Como fazer a técnica de ouro

  1. Pinta-se a peça com o vermelho óxido. Deixa-se secar e aplica-se a sisa tendo o cuidado para cobrir toda a peça e puxando bem. Deixa-se secar 30 minutos.
  2. Coloca-se a folha de ouro até cobrir toda a peça.
  3. Junta-se um pouco de betume na cera (quanto mais betume mais escuro fica).
  4. Com uma meia de lycra puxar o lustre e pode também utilizar-se um esfregão verde para retirar um pouco de ouro e ficar a ver-se a tinta (só um pouco).
Quando estiver seco pode colocar-se pó talco e espalhar-se com um pincel. Isto é para dar um aspecto mais baço.
Aplica-se o verniz
Dica
Para que a folha de ouro não adira às mãos pôr pó de talco.
Para que a folha de ouro saia facilmente molha-se um pincel macio e pôe-se sobre a folha que ela adere muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe