quarta-feira, 18 de março de 2015

COMO REAPROVEITAR CAIXAS DE CEREAL FAZENDO UM DIÁRIO

agenda de papelão
Quem é artesão sabe que muitas vezes a melhor maneira de se expressar é colocando em prática sua criatividade por meio de suas habilidades manuais. Seja pela irreverência ao unir materiais e compor suas ideias ou até mesmo pelo simples prazer em criar suas peças, o artesão sabe que a arte está presente em todos lugares. Basta ter a visão e a paixão para perceber isso.
Já mostramos aqui as maravilhas que podem ser criadas com materiais simples, como o papelão. Esse é um material que pode ser encontrado facilmente, e talvez por isso mesmo as pessoas o descartam sem o dar uma nova utilidade. Algumas ideias como a lareira decorativa para o Natal e adecoração de festas com rolos de papelão fortalecem ainda mais essa concepção de que podemos sim reaproveitar diversos materiais, algo que os artesãos são feras!
Juntando essa vontade de se expressar por meio da arte e a visão que o artesão tem da necessidade de reaproveitar materiais, é possível transformar o ambiente em que vivemos, diminuindo o consumo e elevando a sociedade para um nível de maior desenvolvimento sustentável. Por esse motivos e por vários outros, o artesão é essencial para manter a arte e a natureza interligados.
Pensando em tudo isso,  e na necessidade de colocar no papel suas ideias, pensamentos e até mesmo ter uma agenda para se organizar, a Revista Artesanato separou um passo a passo do blogCrème de La Craft, para você ver em detalhes como reaproveitar caixas de cereal para fazer diários e agendas.
Veja a seguir!

Materiais Necessários

agenda de papelão materiais
  • Uma caixa de cereal (você também pode usar papelão, caixas de presente, etc)
  • Papel ofício
  • Papel decorativo
  • Tesoura
  • Caneta
  • Régua
  • Cola branca ou fita dupla face
  • Agulha
  • Linha de bordar
  • Botão

Como fazer o diário com caixa de cereal

cortar e dobrar papelão
1) Para iniciar, basta desenhar e cortar a caixa de cereal para ter a capa da sua agenda. No exemplo, as dimensões foram 5,5 x 8 cm, mas você pode e deve ser livre para fazer uma do tamanho que desejar.
2) Em seguida, conforme a imagem 3, dobre ao meio de maneira com que a face marrom do papelão fique virada para fora.
3) Agora, costure o botão na parte da frente da agenda, com a ajuda da agulha e da linha de bordar. Não se esqueça de deixar cerca de 20 cm de linha de bordar sobrando, para que você possa fechar a agenda ao final do passo a passo.
agenda de papelão finalizar
4) Vamos agora cobrir a parte de dentro do papelão, passe cola branca e cole o papel ofício, caprichando bem no acabamento das bordas. Preste atenção especialmente ao cortar o excesso nas extremidades.
5) O quinto passo é criar as folhas do nosso diário, para isso corte várias folhas de ofício do mesmo tamanho e dobre ao meio. Elas devem ser um pouco menores do que a capa, uma sugestão é cortá-las com 5 x 7,5 cm.
6) Posicione as folhas de ofício dobradas dentro da parte de papelão.
7) Com a ajuda da agulha, costure as folhas de ofício na capa. Isso vai fixar todas as folhas, além de posicionar a capa.
8) Passe cola branca no papel decorativo, cole na dobra da capa e aguarde a secagem total.
9) Para fechar o diário, enrole a linha de bordar em torno dele e passe-a pelo botão.
Gostou da ideia de hoje? Agora é só fazer vários modelos, decorados da forma que você desejar, e sair presenteando por ai!
Crédito das fotos: Crème de La Craft                  Via: Revista Artesanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe