sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Curso gratuito em Santo André ensina transformar lixo em brinquedos


No próximo sábado (25), o município de Santo André (SP) recebe o curso “O lixo não existe em Taioca”, que tem como princípio utilizar o lixo como matéria-prima para a transformação de equipamentos urbanos. 

Os participantes vão revitalizar uma praça a partir dos sonhos da comunidade da Chácara Baronesa, que fica na divisa dos municípios de São Bernardo e Santo André, onde está uma das áreas verdes mais importantes das duas cidades, na sub-bacia do córrego Taioca. O objetivo é ocupar e transformar o espaço público pela comunidade, sem a necessidade de ações do estado. 

Promovido pelo projeto Células de Transformação, em parceria com organização Basurama, o curso é dividido em três módulos. No primeiro, que acontece em 25 de outubro, os participantes terão uma introdução a processos de mobilização comunitária e irão para a prática coletar os sonhos da comunidade.

O módulo seguinte, no dia 2 de novembro, ensinará técnicas para a construção de brinquedos a partir de materiais como pneus. No fim de semana seguinte, 8 e 9 de novembro, os participantes e a comunidade colocarão a mão na massa para construir os brinquedos na praça. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro no site do Células de Transformação

“Acreditamos no fortalecimento das causas socioambientais por meio da criação de espaços de cocriação entre pessoas, grupos e organizações. Por meio da mobilização comunitária, os moradores assumem juntos uma postura protagonista a respeito do seu próprio bairro”, explica Aline Roldan, fundadora e coordenadora do Células de Transformação, que desde 2013 atua na região da sub-bacia do córrego Taioca. Ao menos 75% das vagas são destinadas a moradores de São Bernardo e Santo André.


Fotos: Divulgação

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.