sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como fazer móveis de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos

O passo a passo de três tipos de móveis pra você fazer.

A moda de móveis feitos com pallets se espalhou pelo mundo. Com pouco investimento você consegue fazer sofá, mesa de centro, banco, estantes muito mais, tendo assim uma atitude sustentável de mobiliar seu imóvel, porque a maioria deles é descartada após seu uso.

A dona do site Madame Criativa, criou um sofá para sala de estar da casa da prima, e esse se tornou o cantinho preferido das visitas.

Pra confeccionar um móvel qualquer não basta achar um pallet na rua e levar pra casa. Existe todo um processo de preparo da madeira para que não solte farpas. Você pode reunir amigos para ajudar na confecção dos móveis, oferecendo um lanchinho saboroso em troca da ajuda deles.Dá trabalho mas pode ser bastante divertido.

Na casa da Fernanda, todo mundo que a visita quer logo se esparramar no sofá porque além de bonito ficou um cantinho muito aconchegante.

Bianca Barreto no sofá de Pallets - Fotos e texto: Bianca Barreto


Material para lixar madeira: lixas de madeira número 60 e 80, grosa, martelo e prego (se precisar afundar algum prego) e lixadeira. 
Material para pintura: bandeja, rolinho de espuma, trincha (pincél chato), medidor, água ráz, tinta esmalte sintético acetinado ou fosco.

Bianca Barreto e Fernanda fazendo sofá de pallets!

Como trabalhar a madeira de um pallet para fazer um sofá - Passo a Passo
1-Em local arejado, comece a lixar as superfícies retas dos pallets. Use lixadeira e comece com lixa número 60, que é mais grossa.
Dica: Para proteger sua coluna, coloque os pallets sobre uma mesa velha ou cavaletes, assim, você trabalha em pé ou em um banco. Para proteger seus pulmões, use máscara.
2-Perceba onde levantaram farpas e lixe as farpas com uma grosa. Grosa é uma ferramenta metálica parecida com uma lima, que é usada para lixar materiais mais duros ou outros fins.
3-Lixe e arredonde todas as quinas.
Dica: Preste atenção e seja paciente, porque são muitas quinas. Quando você achar que acabou, vai descobrir que tem mais quina para lixar do lado de baixo. É importante lixar tudo para que no futuro, ninguém se machuque com farpas ao mover o sofá.
4-Aplique a primeira demão de tinta esmalte sintético com rolo nas partes planas.
Dica: Para disfarçar imperfeições, use esmalte sintético acetinado. Se usar tinta brilhante, cada irregularidade da madeira vai ser ressaltada pelo brilho. A tinta fosca, encarde mais fácil, então, como iríamos pintar de branco, optamos pelo acabamento intermediário: acetinado (semi-brilho). Assim disfarçamos as imperfeições e evitamos encardido.
Atenção: se a madeira for muito porosa, vai chupar muita tinta e vai precisar passar 2 ou 3 demãos. Se ao lixar, perceber que a madeira é assim, passe selador antes de começar a pintar. O selador faz com que a madeira chupe menos tinta. Vale a pena usar selador se a tinta que você for pintar for cara.
5-Com uma trinca, pinte as partes irregulares, as emendas e outras áreas que o rolinho não alcançou. Seja paciente novamente, pois são muitas emendas.
6-Espere secar e se houver necessidade, passe outra demão.
Pronto!
Para fazer Banco de Pallets empilhados, clique aqui e veja nossas dicas.
Se tiver dúvida, leia os comentários! A resposta da sua pergunta pode estar lá!
Onde encontrar pallets?
Clique aqui e veja o post Mesa de Pallet com rodinhas onde aparece dicas de onde encontrar.

Como afundar cabeça de prego em madeira
Adoro esse tuque que aprendi na aula de marcenaria, quando fazia faculdade. É simples e funciona!
1-Pegue um prego com cabeça larga e posicione sobre a cabeça do prego que quer afundar.
2-Segure firme e martele. A cabeça de um prego vai empurrar a cabeça do outro para baixo!
Pronto!
Se quiser cobrir o furo, use serragem com cola, conforme explicado no Post Mesa de Pallets com rodinhas.
Vale a pena ler sobre a mesa de Pallets e as outras dicas que passei naquele post! Leia também os comentários destes posts, pois esclareço algumas dúvidas dos leitores.
A Espuma do sofá foi comprada em lojas de espuma. A capa azul clara foi feita por costureira, que deixou zíper atrás para que a capa possa ser retirada e lavada.
Bianca e Fernanda no sofá de Pallets

Outras Dicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.