Quando você decide reformar totalmente algum ambiente, o certo é começar pelas paredes, mas aqui não rolou. Como vocês sabem, no projeto da sala/copa tem uma mesa bem bacana e decidi começar por ela porque a antiga tava muito detonada.
A ideia da mesa é ter uma pegada mais industrial mesmo, nada certinho porque não é meu estilo. Vi algumas referências no pinterest, juntei o que eu mais gostei e decidi como seria a minha. Como queria algo pra 7 lugares o tamanho tinha que ser generoso (1,10m x 2,40m).
Pedi um serralheiro pra fazer o pé pra mim. As extremidades são feitas com barra de metalon (60x30mm) no tamanho 0,65×1,10m. Elas são ligadas uma a outra com 2 barras (20x20mm). O tamanho total é o mesmo de mesa (2,40m).
Deixei o pé da mesa parado alguns dias pra ele começar e enferrujar. A ideia é ter um efeito de enferrujado proposital mesmo.
Quando as manchas de ferrugem surgiram, lixei tudo com um lixa 150 pra metal pra tirar o grosso. Depois passei estopa com tinner em tudo. Sobraram só as manchas que eu queria.
Pra conservar e evitar que o pé enferrujasse mais, dei 2 demãos de verniz spray. Ele criou uma película que vai proteger tudo por um bom tempo.
Depois fiz furos nas partes de baixo pra fixar os pés. Não tem muito segredo, é só enroscar e a base da mesa tá pronta.
O tampo foi feito pelo meu marceneiro. Não consigo fazer cortes em ângulos e não consigo aparelhar corretamente várias ripas de madeira (ainda. rs). Ele juntou algumas ripas de pinus (15mm) na largura e altura do tampo. Aparelhou tudo pra não ficar vão entre elas.
Prendeu tudo pela parte de baixo usando um sarrafo de madeira, passou cola nele e depois prendeu tudo com pregos. Pra finalizar, cortou uma espécie de moldura e encaixou na parte externa do tampo.
Finalizou tudo com lixa e selador. Depois deu uma demão de verniz incolor. Com pé e tampo prontos, é hora de montar tudo. Coloquei o tampo virado pra baixo e coloquei o pé por cima.
Pra evitar que a mesa balance, é importante que tudo esteja muito bem fixado. Pra isso, eu fiz alguns furos e prendi tudo usando uns parafusos maiores que atravessam o pé e ficam bem presos na madeira do tampo. Mesa pronta!
No fim das contas, a mesa ficou muito barata. Paguei R$100,00 pro serralheiro e R$200,00 pro marceneiro. E o resultado final foi esse ó:
Pra equilibrar com o layout mais bruto da mesa, escolhi essas cadeiras Eames DSW e DAW. Acho legal balancear um diy com algo um pouco mais sofisticado pra casa não ficar com cara de atelier. O negócio foi economizar bastante na mesa pra depois poder fazer uma graça com a copa.
Essas são da Essência Móveis. Lá você encontra outros modelos super legais também. É a sua chance de comprar cadeiras de design com um preço bacana e um atendimento muito top.
As minhas cadeiras chegarem super bem embaladas e fiquei por dentro de todo o processo sendo sempre avisado por email. Me entregaram no prazo e depois ainda rolou uma pesquisa pra saber como foi minha experiência. Pra você já providenciar a sua, descolei um cupom de 5% DE DESCONTO, é só usar o código5DESCONTO e aproveitar. Vai lá!
Esse é só o começo da transformação da minha copa. Fique ligado pra não perder nada. Por enquanto, me conta o que achou da minha nova mesa e fique a vontade pra perguntar se rolar alguma dúvida ok?
Fonte: Homens da casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.