Pode se dizer que a maioria dos brasileiros passam, literalmente, por um verdadeiro sufoco no verão. Os termômetros das cidades brasileiras marcam temperaturas altíssimas e a sensação térmica é desesperadora. Os ventiladores soltam ar quente enquanto os ar condicionados são caros e causam um rombo na conta de luz. Com isso, o conforto térmico em casa é praticamente nulo. Porém com alguns materiais simples e criatividade é possível resolver esse problema de maneira eficaz e econômica.
Depois do sucesso dos artigos publicados aqui no AS “Como fazer um ar condicionado caseiro com garrafa PET” e “Como fazer um ar condicionado vol. 2“, fomos em busca de novas soluções para diminuir o calor. Um tutorial divulgado pelo site eHow (criado por Debbie Willians) mostra um criativo modelo de ar condicionado portátil, feito com materiais ainda mais fáceis de encontrar.
O que você vai precisar:
1 balde de 5 litros ou similar
1 balde de isopor menor que possa ser colocado dentro do de 5 litros e fique rente a sua borda
3 pedaços de tubo PVC reaproveitado com mais ou menos 80mm de diâmetro
Serra comum e uma Serra copo seguindo o diâmetro do tubo PVC
1 ventilador pequeno
1 galão de água congelada
Como fazer:
O primeiro passo é marcar o balde com a circunferência do ventilador. Depois, com a ajuda da serra faça um corte circular na tampa do balde. O corte deve ter o diâmetro suficiente para encaixar o ventilador virado para baixo. Feito isso, use a serra copo para cortar os 3 círculos onde serão encaixados os tubos PVC e depois corte os 3 pedaços de PVC com um tamanho de mais ou menos 10 centímetros. Caso o balde de isopor possua tampa, corte-a da mesma forma que a superfície do balde maior para que a face do ventilador fique encaixada e seu ar condicionado portátil mantenha a temperatura do gelo por mais tempo.
Agora é só colocar o balde de isopor no interior do balde de 5 litros, encaixar o ventilador e colocar o galão de água no interior dos baldes. Seu ar condicionado portátil está pronto para usar.
Curtiu? Compartilhe com um amigo.
Fonte: Arquitetura Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.