Foto: Sxc.hu
Fitas cassete são praticamente uma relíquia. Mas, apesar do seu valor histórico, ela tem pouca relevância para a reciclagem. Apenas a parte exterior das fitas cassete são recicláveis por serem feitas de plástico. A fita magnética no seu interior é formada por um polímero no qual está disperso o pigmento magnético (como óxido de ferro ou de cromo). Devido à toxidade dessas substâncias, a fita não pode ser reciclada.
Em alguns casos, a superfície de gravação da fita não é composta por pigmentos dispersos em polímero, mas por uma finíssima camada metálica depositada diretamente sobre a base. Mesmo assim, a reciclagem não pode ser feita. No entanto, há outras alternativas!
Tem gente que ainda usa
Existem colecionadores de fitas cassete, procure-os para fazer a doação. Ainda há gravadores de mão que utilizam fitas cassete e podem ser uma boa experiência pedagógica para crianças.
O upcycle (reutilizar de outra forma o objeto antigo) pode ser uma oportunidade para tentar dar uma repaginada no seu abajour, por exemplo! Caso queira reciclar, separe a fita magnética (não reciclável) de dentro da parte plástica e procure a empresa fabricante para que eles dêem a destinação correta para a fita. O plástico você já sabe para onde vai.
Produzido por eCycle
A eCycle é uma marca que tem origem no interesse pelas relações de consumo desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços, e seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente.
Via: EcoD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Mensagem - Se gostou Compartilhe
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.